Sobre a CoopCASA

A CoopCASA – Cooperativa para a Acção Social e Artística é uma cooperativa cultural sem fins lucrativos, fundada a 20 de Janeiro de 2014 em Caldas da Rainha. Acreditamos que a cultura é um importante motor do desenvolvimento sócio-económico das regiões e, que deve ser potenciada de forma a estimular a reflexão e consciência critica. Tendo por base estes princípios, estabelecemos como nossa missão a intervenção social e artística, promovendo a ação concertada dentro da área da animação cultural como meio para o desenvolvimento comunitário.

O projecto cooperativo nasce em Caldas da Rainha, cidade que reúne um forte capital intelectual criativo derivado à sua história intimamente ligada às artes e a existência de múltiplas valências de formação artística.  Reconhecendo o potencial criativo da cidade, sentimos a necessidade de ter uma CASA , uma plataforma de relação próxima com o público, que promova o usufruto de um ambiente informal e criativo nas suas ações, tornando-o acessível a todo tipo de público.

A nossa missão  deverá materializar-se através de iniciativas no âmbito da Animação Cultural, Acção Social e na prestação de serviços multidisciplinares.  Partindo da premissa que a cultura e a criatividade podem fomentar a consciência critica,  a CoopCASA utilizará as artes enquanto meio para a reflexão e intervenção social e accionará os mecanismos necessários para incentivar manifestações e intervenções artísticas.

 A CoopCASA propõe-se a garantir uma programação cultural e ações de formação, num ambiente propicio à fruição social e artística. A programação da CoopCASA reger-se-á por um princípio de democratização cultural, na medida em que pretende facilitar o acesso dos mais variados públicos e faixas etárias a programas culturais de baixo-custo e elevado conteúdo de reflexão social.  A CoopCASA candidata-se igualmente a contribuir para a aniquilação da lacuna que separa a população local dos estudantes do ensino superior artístico local, através de ações que proporcionem o encontro e estimulem a interação entre estes dois públicos.

A CoopCASA  propõe-se a trabalhar de forma articulada com as  forças vivas da cidade, promovendo ações de intercooperação, partilhando recursos de forma a garantir a sustentabilidade, a qualidade e o sucesso dos projetos. No mesmo sentido, a CoopCASA pretende procurar cooperações artísticas de âmbito nacional e internacional, fortalecendo o enriquecimento do tecido cultural.

Paralelamente, a CoopCASA propõe-se a intervir ativamente na comunidade onde se insere através de ações no âmbito da economia social, educação para a responsabilidade cívica, cidadania e sustentabilidade. A CoopCASA  pretende incentivar e envolver a população local na criação de projetos que possam responder assertivamente às suas necessidades, facultando os meios e ferramentas necessários, favorecendo o desenvolvimento comunitário, contribuindo para o aumento conjunto da qualidade de vida e para a construção de uma sociedade igualitária e justa.


A CoopCASA – Cooperativa para a Acção Social e Artística, CRL é regida pelo Código Cooperativo, pelos Estatutos, pelo Regulamento Interno e demais legislação aplicável.

Anúncios

Comenta aqui se queres ver

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s