Entrevistas na Praça da Fruta

Neste artigo iremos procurar resumir a forma como organizámos as nossas entrevistas e visitas à Praça da Fruta no sentido de compilar a informação que pode agora ser encontrada no site da Praça da Fruta.
Partilhamos ainda os resultados dos nossos inquéritos bem como os formulários utilizados.
As várias fases são acompanhadas de algumas fotos representativas dos momentos mais marcantes.

 

site mpf
www.pracadafruta.pt

 

Primeiro Ciclo de Entrevistas aos Vendedores da Praça da Fruta

Demos inicio à primeira ronda de entrevistas cerca do final do mês de Março de 2015, três meses após a celebração do protocolo de colaboração com a Câmara Municipal de Caldas da Rainha.

Na altura dispúnhamos apenas de uma lista de nomes e números de lugar. No caso dos vendedores variáveis tínhamos apenas a lista dos nomes.

 

Objetivos Centrais do Primeiro Estudo de Opinião realizado na Praça da Fruta:

“Primeira visita ao terreno com o objectivo de dar a conhecer o projeto “Marca Praça da Fruta” e recolher informações sobre a opinião dos vendedores do mercado sobre esta proposta[ proposta de criar a Marca] . Queremos com esta visita, apurar o grau de Interesse /  receptividade dos vendedores a projetos que visem a promoção do mercado da praça da fruta e compreender quais as ideias e símbolos a serem projectados na identidade gráfica da “Marca Praça da Fruta”.”

Baixar aqui o Inquérito aos vendedores MPF – 1ªabordagem (Março-Abril 2015).

De acordo com a informação recolhida junto dos vendedores do Mercado da Praça da Fruta pela Equipa da CoopCASA, no que se refere à opinião dos vendedores sobre a criação de um Logótipo que represente o Mercado da Praça da Fruta e os símbolos e imagens que os vendedores gostariam de ver representados, apurou-se o seguinte:

estatisticas 1ª abordagem

Ver relatório integral em: Resultado da Análise à 1ª Abordagem

 

 

 

Segundo Ciclo de Entrevistas aos Vendedores da Praça da Fruta

Em Setembro de 2015 demos inicio à segunda ronda de entrevistas na Praça da Fruta. Esta segunda visita, já após a realização do concurso da Identidade Gráfica da Marca Praça da Fruta e da eleição do logo vencedor, tinha como objectivos centrais:

“Durante a segunda visita ao terreno pretende-se dar a conhecer o Logótipo vencedor do Concurso Marca da Praça da Fruta e apurar o grau de interesse e recetividade dos vendedores à criação do website da Praça da Fruta e do Projeto de distribuição de Produtos DA PRAÇA A CASA.”

Baixar aqui o Guião da Segunda visita de aproximação – MPF (Setembro de 2015)

 

 

Atualmente, e após dois anos de comunicação do projeto, a CoopCASA estabeleceu contato com a grande maioria dos vendedores da Praça da Fruta, sendo que cerca de 80% foram integrados nos meios de comunicação da Marca.

Os restantes 20% não foram ainda integrados por um dos seguintes motivos:

Foram contatados(as) mas não querem a sua informação exposta ou partilhada;
Foram contatados(as) mas não foi ainda possível realizar uma entrevista para o efeito de reunir dados para o site;
A equipa da CoopCASA nunca chegou a encontrar efetivamente a pessoa, desconhecendo-se se desistiu ou se ainda vende na Praça da Fruta, ainda que esporadicamente.

A maioria dos casos em que não foi possível estabelecer contato deve-se ao facto de serem vendedores variáveis que se inscreveram para a venda na Praça da Fruta através da compra diária de lugar, podendo ou não ter uma rotina nas suas vendas e ocupar lugares distintos de venda.

Ao longo do tempo determinámos também que existe uma grande dificuldade em deduzir se a pessoa efectivamente desistiu ou se está apenas a fazer uma pausa na venda.

Informação reunida para Relatório Final de Gestão da Marca Praça da Fruta (Fev 2018)

 

Anúncios

Comenta aqui se queres ver

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s